QUEM SOMOS

O QUINTAL DE ANA é uma associação civil de caráter privado, beneficente e sem fins lucrativos.

Missão

Garantir o direito de cada criança e adolescente de viver em família.

Objetivos

Apoiar às famílias em situação de risco social para o fortalecimento dos vínculos afetivos; Estimular a reintegração familiar de crianças e adolescentes institucionalizados; Apoiar e orientar as famílias adotivas e pretendentes à adoção; Promover a adoção de crianças e adolescentes cujas reintegrações familiares não atendem ao melhor interesse dos mesmos.

Lema

"Para cada criança uma família!"

Ações

  • Orientações por telefone ou e-mail;
  • Plantão diário de atendimento social, psicológico e jurídico;
  • Reuniões mensais abertas ao público;
  • Palestras, eventos, concursos em escolas e universidades no projeto Adoção: Educando para a cidadania;
  • Apadrinhamento afetivo;
  • Grupo Reflexivo para Pretendentes à Adoção;
  • Núcleo de Adoção Tardia;
  • Grupo Interativo para Pais Adotivos;
  • Projeto Um Lar Para Todos;
  • Escola de Famílias;
  • Família Acolhedora;
  • Adoção de Comunidade;
  • Capacitar para aprimorar.
.

NOSSA HISTÓRIA

"Uma vez tive uma ideia.

Pensei em formar um grupo de apoio à adoção em Niterói, para permitir que as famílias adotivas, os pretendentes à adoção e os profissionais da área da infância e juventude discutissem as peculiaridades desta forma amorosa de filiação. Não quis colocar um nome árido, como 'grupo de apoio a adoção de Niterói', por exemplo. Tinha que ser algo mais acolhedor, mais afetivo. Um nome que revelasse um ambiente amoroso e fraterno, que lembrasse a infância das pessoas, para que elas se sentissem convidadas para tomar uma xícara de café...

Naquela época eu acabara de conhecer a adoção como forma de paternidade: Ana Laura havia chegado dois anos antes, colorindo minha existência junto com seus irmãos João Renato e Pedro Gabriel. O amor adotivo pulsava em meu peito de uma forma revolucionária. Eu tinha descoberto uma nova forma de amar, intensa. Na memória das coisas boas, busquei o nome QUINTAL. Há sempre um quintal nas infâncias bem vividas, um espaço de bolo e café, de brincadeiras e sonhos intermináveis. Como as reuniões do grupo se realizariam na minha casa, que era também a casa da Ana Laura, minha filha, resolvi chamar o grupo de QUINTAL DA CASA DE ANA, como síntese de toda a amorosidade que envolvia aquela ideia...

Dez anos se passaram e o QUINTAL DE ANA cresceu e apareceu, a partir do trabalho de pessoas abnegadas que acreditaram na proposta afetiva de sua fundação. Seus frutos superam em muito o que foi inicialmente pensado, como se pode inferir pelas informações desta prestação de contas. Recebo pessoalmente estes resultados como uma dádiva de Deus, sendo por este motivo imensamente agradecido.

Espero ver mais dez anos de caminhada, na luta pela garantia do direito à convivência familiar de crianças e adolescentes. Para cada criança, uma família."

Sávio Bittencourt
Promotor de Justiça

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL


Diretoria 2019 - 2023
Diretor Presidente: Maria Thereza de Almeida Assad
Diretor Executivo: Daniele Cosendey Collier de Oliveira Pereira
Diretor Financeiro: Márcia Maria Silva Lopes de Carvalho

Conselho Fiscal
Tânia Mara Aguiar de Oliveira
Gisely Auxiliadora de Almeida Curado
Felipe Silva Fernandes de Lima

O QUINTAL E O MOVIMENTO NACIONAL DE ADOÇÃO

"Celebrar os 10 anos do QUINTAL DE ANA representa uma oportunidade ímpar para uma reflexão profunda do movimento da partida e aonde chegamos 10 anos depois. Vencemos muitos preconceitos, tivemos enfrentamentos e superamos obstáculos, houve momentos de desânimo, alegrias incontáveis nos fizeram perseverar até hoje.

Assim, o QUINTAL pode integrar o Movimento Nacional de Apoio à Adoção e contribuir substancialmente para o seu fortalecimento e divulgação da Nova Cultura da Adoção. Valeu a pena escrever essa história de 10 anos e contabilizar as conquistas alcançadas tanto em Niterói como no estado do Rio de Janeiro e também no Brasil.

O QUINTAL passou a ser uma grande família, se tornou referencia e pode disseminar a criação de novos Grupos de Apoio à Adoção. Lendo esse Balanço Social dos 10 anos, constatamos a importância do diálogo fecundo e das parcerias firmadas, formando uma grande teia, uma rede a serviço da defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Os poderes constituídos têm despertado para a realidade do abandono e longa institucionalização no Brasil. A sociedade e a mídia falam mais abertamente sobre ADOÇÃO. Muitas crianças e adolescentes tem sido garantidos no seu direito de viver em família, em famílias de verdade! Assim, os 10 anos do QUINTAL estão justificados e sobra ânimo novo para os próximos 10!"

Maria Bárbara Toledo
Fundadora do QUINTAL DE ANA
Ex-presidente da ANGAAD