PROJETOS DO QUINTAL

Buscamos garantir a dignidade e a cidadania de crianças e adolescentes privados do convívio familiar e comunitário. Estes devem ser vistos como sujeitos de direitos e pessoas em desenvolvimento, e que necessitam de um amparo afetivo familiar que lhes garantam um desenvolvimento psicossocial sadio.

Reunião Pública

O QUINTAL DE ANA apresenta às famílias adotivas, pretendentes à adoção, profissionais e estudantes da área e interessados sobre os direitos da criança e do adolescentente, palestras, vivências e debates sobre o tema adoção.




Adoção nas Comunidades

Projeto pioneiro na cidade de Conservatória (RJ), que oferece a moradores de comunidades carentes apoio e subsídios para a construção, ampliação ou reconstrução de suas residências e informações sobre saúde, saneamento básico e higiene pessoal com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dessas famílias. Também são desenvolvidas atividades de geração de renda através da produção de artesanato com materiais recicláveis.

Curso Preparatório Reflexivo

Apoiar e orientar pretendentes à adoção, através de troca de experiências e de uma postura reflexiva acerca dos temas pertinentes a adoção. Trabalhar temas pertinentes à adoção; Trabalhar os preconceitos e mitos que permeiam a adoção; Trabalhar o perfil de crianças para adoção; Elaborar com os pretendentes à adoção as suas reais motivações para adotar; Mobilizar recursos subjetivos que possam fortalecer a escolha da adoção.

Busca Ativa

Os Grupos de Apoio à Adoção através das mídias sociais cruzam os dados de Crianças e Adolescentes disponíveis à ADOÇÃO, informados pelas Equipes Técnicas, autorizadas pelos Juízes das respectivas Varas de Infância e Juventude, com pretendentes habilitados, fomentando encontros e possibilitando Adoções de Crianças e Adolescentes para os quais não são encontrados candidatos nos Cadastros.


Núcleo Pós-Adoção

Oferecer um espaço de reflexão e troca de experiências para as famílias que já adotaram ou estão com a guarda provisória de seus filhos para fins de adoção, na perspectiva de superar eventuais dificuldades no relacionamento entre pais/mães e filhos adotivos, tudo em prol de uma adoção legal, segura e para sempre.

Pintando o Sete

Espaço de interação para os filhos das famílias que freqüentam o Núcleo de Pós Adoção, sob a supervisão de profissional que desenvolverá atividades lúdicas para que as crianças possam assumir o protagonismo da sua condição de filho.

.

Apadrinhamento Afetivo

Apoiar afetivamente crianças e adolescentes que vivem nas instituições de acolhimento; Contribuir socialmente para o desenvolvimento sadio e participativo das crianças e adolescentes institucionalizados; Sensibilizar a sociedade para a questão das crianças e adolescentes que encontram-se institucionalizadas privadas do convívio familiar e comunitário.

Grupo Gestação

Apoiar e orientar os habilitados ou em processo de habilitação à adoção através de escuta e troca de experiências, criando um ambiente de acolhimento e de integração acerca das expectativas de cada um, tudo em prol de uma adoção legal, segura e para sempre. Encontros são realizados as terças feiras de 02 em 02 meses com duração aproximadamente de 02 horas.



PROJETOS REALIZADOS

Um Lar Para Todos

Direito de viver em família, abrigo – Medida excepcional e temporária: então por que tantas crianças e adolescentes vivem em instituições sem família?
O Projeto Um Lar Para Todos nasceu da necessidade de se fazer um diagnóstico da situação sócio-jurídica de crianças e adolescentes institucionalizados, um mapeamento dos motivos do longo abrigamento e a promoção do reencontro dessas crianças e adolescentes com suas famílias de origem, para uma avaliação efetiva da possibilidade da reintegração familiar. Afinal, essas crianças e adolescentes não podem permanecer varridas para debaixo do tapete da Sociedade, violadas no seu direito de viver em família!

Durante um ano, o QUINTAL DE ANA, com o patrocínio da Petrobras, traçou o primeiro Raio X da situação de crianças abrigadas em uma cidade brasileira – Niterói/RJ. O Projeto Um Lar para Todos reuniu psicólogos, assistentes sociais e advogados que elaboraram estudos psicossociais de cada uma delas através de relatórios trimestrais apresentados à Secretaria Municipal de Assistência Social, à Promotoria e Vara da Infância e Juventude daquela Comarca, inclusive ajudando a alimentar com os dados das respectivas institucionalizações em Niterói o Módulo Criança Adolescente do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Nos anos seguintes o Projeto Um Lar Para Todos acompanha e supervisiona as reintegrações efetivadas e realiza um trabalho de prevenção do abrigamento.

O QUINTAL DE ANA encaminhou 53 crianças e adolescentes atendidos pelo Projeto para acompanhamento odontológico gratuito até completarem a maioridade junto ao Projeto Dentista do Bem.
390 crianças atendidas, 182 famílias atendidas, 63 reintegrações e 73 prevenções de abrigamento.

Em 2012 realizamos 7 escolas de Famílias e 10 escolas de adolescentes atendendo diretamente a 52 famílias e 104 crianças e adolescentes.


Escola de Adolescentes

Tem como objetivo complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento dos adolescenter no fortalecimento dos vínculos familiares e sócio-educacionais. ALém disso, assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo, bem como possibilitar a ampliação do universo informacional dos mesmos. Destarte, estimular o desenvolvimento de suas potencialidades, sua formaçao cidadã; e facilitar o acesso à rede socioassistencial.

 

Escola de Famílias

O Projeto Escola de Famílias está amparado no ECA - § 1º, art. 19, que trata do direito à convivência familiar e comunitária e § 4º, art. 129, que propõe medidas pertinentes aos pais ou responsáveis, baseando-se no reconhecimento da importância da criação dos filhos, tendo como objetivo a promoção e o fortalecimento dos vínculos afetivos nas famílias de crianças e adolescentes, que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade pessoal e/ou social.

O encaminhamento à Escola de Famílias constitui-se em uma medida alternativa a pais e responsáveis que não estejam cumprindo com os deveres inerentes ao poder familiar e que, por esse motivo, estão sujeitos à responsabilização legal, sendo encaminhados pelos Conselhos Tutelares, Ministério Público e outros.
O trabalho se desenvolve através de oficinas temáticas que, num primeiro estágio, procuram estimular a auto-estima dos participantes com atividades de atividade corporal, música, às artes plásticas, ao teatro, etc. Num segundo momento, são debatidos temas como planejamento familiar, métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis, uso abusivo de drogas, higiene e saúde, noções sobre a educação dos filhos, cidadania, direitos e deveres e medidas civis e penais a que todos estamos sujeitos.

Após 8 encontros acontecerá uma formatura, onde os participantes receberão um certificado de conclusão. Após esta etapa, alguns pais ou responsáveis serão acompanhados durante 6 meses pelo Quintal de Ana, sendo orientados individualmente e encaminhados à rede de apoio social, visando a promoção social.


Família Acolhedora

Acolher crianças entre zero (00) e doze (12) anos de idade em situação de risco pessoal ou social (negligência, abandono, abuso físico, abuso sexual e psicológico), encaminhadas pela VIJI/SG. O objetivo do projeto é o retorno das crianças a suas famílias de origem. Todavia, diante da impossibilidade de os familiares de origem receber as crianças, estas serão encaminhadas à adoção. Evitar a institucionalização de crianças entre zero (00) e doze (12) anos de idade, lhes garantido a convivência familiar e comunitária; bem como, o atendimento personalizado, conforme preconizado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA.).