BLOG DO QUINTAL

Eleição dos Conselhos Tutelares do Rio de Janeiro

Vote! Participe do processo de escolha dos Conselheiros Tutelares. No dia 06/10, haverá eleições em todo o país. Escolha seus representantes! Procure o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) da sua cidade, conheça os cand...

Vote! Participe do processo de escolha dos Conselheiros Tutelares. No dia 06/10, haverá eleições em todo o país. Escolha seus representantes!

Procure o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) da sua cidade, conheça os candidatos e informe-se sobre os locais de votação: http://www.cedca.rj.gov.br/cons_municipais.asp.

A defesa das crianças e adolescentes é a principal atribuição de um Conselho Tutelar, órgão municipal composto por cinco pessoas eleitas pela população local.

Os Conselheiros Tutelares atuam sempre que houver ameaça ou violação de direitos, em casos como violência física, psicológica, abuso sexual, entre outras. Além disso, atuam requisitando serviços de saúde, assistência social e educação para crianças e adolescentes, podendo encaminhá-los para abrigos, em casos emergenciais, com comunicação ao Juiz da Infância em 24 horas.