BLOG DO QUINTAL

Depoimento do Senador Magno Malta

Senhor Presidente, Senhores Vereadores, Senhoras e Senhores, Inicialmente, quero desculpar-me com todos os integrantes da Câmara de Vereadores de Niterói e com todas as demais pessoas aqui presentes, por não poder estar aqui, participando desta justa...

Senhor Presidente, Senhores Vereadores, Senhoras e Senhores,

Inicialmente, quero desculpar-me com todos os integrantes da Câmara de Vereadores de Niterói e com todas as demais pessoas aqui presentes, por não poder estar aqui, participando desta justa homenagem aos 10 anos de fundação do QUINTAL DA CASA DE ANA. Infelizmente, por força de compromissos já assumidos, vi-me impossibilitado de estar aqui e poder cumprimentar pessoalmente o Dr Sávio Bittencourt e a Dra. Bárbara Toledo, pelo trabalho admirável e elogiável sob todos os aspectos, que desempenham ao longo dessa década de sucesso à frente da Casa de Ana. Creio que todos conheçam bem a atuação da Casa de Ana, em particular a atuação do Dr. Sávio e de Dra. Bárbara, que, durante todo esse período, não mediram esforços para atingir seus elevados propósitos pessoais, batalhando incansavelmente na busca de soluções para os problemas relativos ao abandono de crianças e adolescentes, através do fortalecimento e do incentivo à nova cultura de adoção, apoiando e orientando as famílias adotivas, bem como os pretendentes à adoção, e garantindo o direito à convivência familiar das crianças que se encontram aos cuidados da entidade que tão bem sucedidamente dirigem.

Tive e tenho a oportunidade e a alegria de conhecer e acompanhar pessoalmente o trabalho de ambos e, por mais adjetivos que eu utilize, ainda será pouco para descrever meu reconhecimento e minha gratidão pelo tanto que eles fizeram e fazem em prol dessa nobre causa. QUINTAL DA CASA DE ANA é exemplo já amplamente reconhecido em âmbito nacional do muito que se pode fazer nesse campo, servindo de paradigma para diversas outras entidades por esse Brasil afora, de que são exemplo tantas outras similares que compõem a Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (ANGAAD).

Sob o comando firme e lúcido do Dr. Sávio e de Dra. Bárbara, a equipe do QUINTAL DE ANA já conseguiu, nesses 10 anos de profícua atividade, encaminhar e concluir inúmeros casos de adoção, assegurando uma vida digna e uma perspectiva concreta de futuro a crianças e adolescentes que, por força das circunstâncias, estavam abandonados e desorientados, faltando-lhes muito pouco para que seguissem os caminhos fáceis, tortuosos e perigosos da violência, do uso de drogas e de todas as suas nefastas consequências.

Em face das minhas atividades pessoais e profissionais, conheço frequentemente crianças e jovens que não tiveram a felicidades de nascer numa família bem constituída, mas que, sem dúvida, teriam vontade de poder levar uma vida melhor e sonhar com um futuro mais risonho. Sempre procuro transmitir-lhes uma mensagem de otimismo, de esperança e de perseverança, para que não se deixem mergulhar no submundo das drogas e do crime e que procurem entrar em contato com alguma instituição modelar, como é caso do QUINTAL. Felizmente, com a graça do bom Deus, tenho obtido muitos sucessos nesses encaminhamentos e posso garantir às senhoras e aos senhores que, quando isso ocorre, a sensação de dever cumprido, de bem-estar comigo mesmo é indescritível. Poder levar uma palavra de conforto e indicar o caminho do bem a uma criança ou adolescente que se encontrava perdido é algo que me entusiasma e me motiva a prosseguir dia e noite na batalha contra o tráfico, a violência e seus sucedâneos.

E foi exatamente por isso que fiz questão de — mesmo lamentando bastante não poder estar aqui neste dia de justificada alegria –, enviar esta mensagem de cumprimentos, de reconhecimento pelos belos serviços e pelo sucesso da atuação da equipe do QUINTAL DA CASA DE ANA. Nunca é demais enfatizar que o trabalho desenvolvido pelo Dr. Sávio, por Dra. Bárbara e por todos os seus colaboradores marcou e marca de forma indelével a vida de todos os que passaram e ainda passarão pelo QUINTAL; é, portanto, indispensável que se dê todo o apoio possível, sob todas as formas imagináveis, à nobre missão dessas valorosas pessoas que, com grande esforço pessoal, com denodo e perseverança, contribuem para tornar melhor a vida de tantos brasileirinhos, exatamente quando começam a formar sua personalidade e a solidificar seus conceitos e qualidades individuais.

Rogo ao bom Deus que continue iluminando e orientando o caminho do Dr. Sávio, de Dra. Bárbara e de sua competente e eficiente equipe nessa sublime missão de fomentar a prática da adoção, contribuindo, assim, de modo decisivo para melhorar a vida de tantas crianças e jovens e, consequentemente, para a todos que, quando se quer, se pode – basta fazer com responsabilidade, com amor, com respeito ao próximo, com dignidade, com exemplo de cidadania.

Parabéns Dr. Sávio, parabéns Dra. Bárbara, parabéns a todos aqui presentes. Sintam-se devidamente cumprimentados, um a um. Meu abraço, meu cumprimento, meu reconhecimento. Muito obrigado.