18-anos-quintal

18 anos do Quintal de Ana!

Na data de hoje celebramos os 18 anos do Quintal de Ana! Junto comemoramos os avanços extraodinários conquistados ao longo desse período na defesa do Direito de toda criança viver em família. Datas assim acabam provocando uma reflexão acerca do caminho trilhado e o q se tem a percorrer ainda. A Adoção entrou efetivamente na pauta!

As instituições reconheceram a necessidade urgente de criar mecanismos de defesa e promoção do direito à família. A camisa da Adoção tem sido vestida literalmente por toda gente. Adoções interraciais, tardias, de grupos de irmãos e crianças com deficiência já são realidade em crescimento.

A Busca Ativa para a promoção dos encontros entre Pretendentes à adoção e crianças disponíveis não é mais tabu, sequer motivo de perquirição, agora todos querem lançar mão desse recurso. Frentes Parlamentares, Caminhadas, Encontros Estaduais de Adoção, eventos culturais, cartilhas, reportagens têm a Adoção como mote para fortalecer a concepção que criança não é objeto e sim sujeito do direito de viver em família.

O Quintal pode abraçar os GAAS irmãos de todo o Brasil e juntos darem fôlego novo a Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção, dando identidade ao Movimento Nacional de Apoio à Adoção que hoje é uma força reconhecida. Muito pois a celebrar. Entretanto, enquanto houver ainda uma criança sem familia e pessoas resistentes à Adoção, a caminhada continua firme, afetiva e cheia de esperança.